publicidade

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Esporte ainda caro no Brasil

Paraquedismo no Brasil ainda é um esporte caro em relação aos EUA, muitos paraquedistas daqui vão se especializar lá nos EUA pois é praticado vários modelos de paraquedismo:

EX: Precisão: é a mais antiga modalidade. Praticada com o velame aberto, tem como objetivo atingir uma “mosca” no centro de um alvo determinado, com 2,5 centímetros de raio. O alvo oficial tem 25 metros de raio – 10 deles centrais, de areia e 15 metros periféricos de seixo rolado. Após o surgimento dos pára-quedas retangulares, mais fáceis de manobrar o velame, as marcas de pouso caíram dezenas de metros. Hoje têm menos de meio metro. Poucos atletas fazem marcas superiores a 15 centímetros nos campeonatos mundiais.

Estilo: junto com a “precisão”, esta modalidade compõe o “pára-quedismo clássico”, muito praticado em competições militares. A prova é bastante técnica e deve ser realizada durante a queda livre. Abandonando a aeronave a mais de 2.100 metros de altitude, o atleta deve cumprir uma seqüência de manobras com quatro curvas de 360º para ambos os lados, e dois loopings. O tempo de efetuação das manobras é registrado por uma câmera no solo. Quem alcançar a menor média por seqüência completa ganha.

Trabalho Relativo de Velame: o que conta é a perícia da pilotagem do pára-quedas com o velame aberto. O objetivo desta modalidade consiste em reunir uma equipe durante a queda e construir o maior número de figuras no menor tempo possível. Pode ser feita com um pool de figuras sorteada (seqüências estabelecidas pelo sorteio), ou por “rotação” (figura é sempre a mesma; o que muda são as posições dos atletas).

Formação em Queda Livre – FQL: é a mais praticada e competitiva do pára-quedismo. Exige técnica apurada dos fundamentos de vôo em queda livre. Neste caso, a prova consiste em formar o maior número de figuras no menor tempo possível. As seqüências são sorteadas e executadas por times de quatro, oito ou 16 atletas. Todos os grupos possuem um “câmera man” que registra os detalhes e entrega ao juiz da competição

Freestyle: o salto é realizado em duplas, que optam por um tipo de queda livre em que o controle dos giros e das posições garanta seqüências similares às da ginástica acrobática ou olímpica, e dos saltos ornamentais. O equilíbrio e controle das posições exigem muito treinamento. O “câmera man”, neste caso, também participa da disputa: ganha a equipe que fizer a melhor série e tiver a melhor filmagem.

Freefly: é a mais nova modalidade. A queda livre pode ser feita com todas as manobras (sentadas, em pé, de cabeça para baixo – o “head down” etc). O time de freefly é composto por três atletas, que devem ser bem filmados para ganhar mais pontos.

Skysurf: semelhantes ao “Freestyle” - realizado em duplas que são filmadas. A prancha garante a emoção dos saltos, permitindo manobras originais e possibilitando giros mais rápidos. É o surf no ar.

Cross Country: a modalidade é geralmente praticada em dias de vento forte com o objetivo de cobrir a maior distância possível com o pára-quedas aberto. O salto é feito com vento de cauda (empurrando o atleta) e o segredo está no cálculo correto do PS – ponto de saída da aeronave. A altitude do avião, a velocidade do vento, o planeio do velame e o peso do atletas também entram na conta.

Wing Fly: o que conta é a velocidade horizontal. O objetivo é completar a maior distância possível durante a queda-livre. Para que isso aconteça, os saltos são realizados com macacões próprios, que possibilitam este deslocamento: possuem asas que inflam com o vento entre os braços e o tronco e também entre as pernas. Os deslocamentos verticais derivados do aumento de área chegam até 160 quilômetros por hora, com uma razão bem menor de descida. Assim, a queda livre chega a quase dois minutos.

Salto Duplo ou Tandem: qualquer pessoa pode desfrutar desta modalidade, justamente por permitir a carona com um experiente pára-quedistas. O salto é seguro, dispensa curso e, após algumas explicações, garante 45 segundos de queda livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário